BREVE HISTÓRIA DA UFOLOGIA

Aqui nesta página, mostrei um pouco da história mundial da ufologia de forma resumida. Assim que novos elementos, novas abordagens e revelações forem surgindo serão acrescentados aqui. Em 24 de Junho de 1947 o piloto comercial estadunidense Kenneth Albert Arnold (1915-1984) avistou objetos em formatos de lua crescente parecidos com pires metálicos (formato de prato raso) que ricocheteando sobre a água". Então surgiu o termo “flying saucer” ou (pires voador) ou “flying disc” (disco voador). 

Kenneth Albert Arnold
(piloto segurando uma ilustração de seus relatos de OVNI)


Uma curiosidade é que em países de língua portuguesa utiliza-se mais o termo: flying disc” (disco voador), já nos países de língua não-portuguesa, utiliza-se mais o termo: termo “flying saucer” ou (pires voador). Devido a essa de 24 de Junho de 1947 que o dia mundial da ufologia é comemorado em 24 de junho. Existia no congresso um projeto de lei (PL Nº 5.141/2009) que tratava de criar um dia nacional da ufologia, mas o PL foi arquivado por falta de interesse e má vontade dos políticos.

Em 1952 capitão o Edward James Ruppelt (oficial da Força Aérea dos Estados Unidos – USAF) cunhou o termo UFO - Iunidentified Flying Object que em tradução livre para o português quer dizer: Objeto Voador Não Identificado (OVNI) então tanto termo UFO quanto OVNI são a mesma coisa, o que muda são o idioma usado na hora de escrever. Atualmente a fenomenologia e a denominação dos termos foram alterados, ufólogos e militares utilizam agora o termo: UAP Unidentified Aerial Phenomena ou FANI - Fenômenos Aéreos Não Identificados (em português tupiniquim). Existem duas denominações (tipologia) para pessoas no campo da ufologia que são: Ufófilos (entusiastas amadores da Ufologia) e Ufólogos (técnicos e pesquisadores científicos).

Edward James Ruppelt
(oficial da Força Aérea dos Estados Unidos – USAF)


1º RECONHECIEMNTO DAS FORÇAS ARMADAS BRASILEIRAS SOBRE EXISTÊNCIA DE OVNI/UFO

Em 1954, quando o chefe do Serviço de Informações do Estado Maior da FAB, Cel. Aviador João Adil de Oliveira, foi até aos EUA para se tratar de reuniõesm ilitares par tratar de temas secretos (dentre eles viatmneots de OVNI's), lá ele foi pego de surpreo pelos militares americanos confirmar que existia, ou seja era real oavistamentos de ONVI's não só nos EUA e Brasil, mas sim em tod o mundo, ao qual os militares amaericnaos de alta patente orientou João Adil de Oliveira a tentar manter ocaso em sigilo no Brasil e orientou como disfarçar a mídia e a opinião púlbica, mas o tiro dos americanos siau pela culatra.

Chegadno no Brasil, João Adil de Oliveira (o chefe do Serviço de Informações do Estado Maior da FAB) resolveu agir como patriota e em 2 de janeiro do mesmo ano de 1954 decidiu manifestar-se publicamente sua posição sobre a existência real de OVNI's. 

João Adil então reuniu autoridades civis e militares na Escola Técnica do Exército, no Rio de Janeiro, contando inclusive com a presença dos repórteres João Martins e Edmundo Keffel da revista O Cruzeiro cobrindo o evento, o Coronel, após declarar-se publicamente preocupado com o assunto, exortava àquelas autoridades a que tratassem seriamente a questão. 

Na década de 1960 o Brasil criou um departamento militar para cuidar dos fenômenos aéreos não identificados ao qual batizou o projeto de SIOANI (Sistema de Investigação de Objetos Aéreos não Identificados) ao qual era sediado na IV Zona Aérea que fica localizada na Praça Prof. Oswaldo de Vincenzo, Nº 200 no bairro do Cambucí em São Paulo (SP).



TRANSIÇÃO DA UFOLOGIA AMADORA PARA UFOLOGIA PROFISSIONAL

(Ufófilos entusiastas amadores da ufologia)

Antigamente os registros eram feitos por apenas Ufófilos (entusiastas amadores da ufologia) que faziam estes registros mais pó curiosidade, mas sem nenhum embasamento técnico.

UFÓLOGOS
(Profissionais científicos da ufologia)

Depois de algum tempo os entusiastas começaram a focar se especializar no assunto e separar o joio do trigo, começou surgir aí os ufólogos profissionais (científicos) que começou estudar a ufologia com viés científico, embora muitos ufólogos já fizessem isso no passado, mas não tinhas ferramentas avançadas e os métodos de pesquisas eram rudimentares e a tecnologia eram arcaicas. Hoje em dia esses ufólogos já são pesquisadores focados no assunto de ufologia, dentre esses ufólogos que já são pesquisadores e conhecidos do cenário nacional, cito: Rony Vernet, Edison Boaventura Jr e Marco Antonio Petit, Jevaerd, Antonio Pacaccini, Ubirajara, além de tantos outros com décadas de estudos no assunto. 

Edison Boaventura Jr
(no Programa The Noite - SBT)


Um dos cientistas que mais estuda o fenômeno ufologia e não tem medo de falar em público é físico Michio Kaku (considerado um dos maiores físico teórico da atualidade).

Michio Kaku
(físico estudioso da ufologia)


Fonte:

Wikipédia: Incidente de Varginha 

Wikipédia: Operação Prato (1977-1978) https://pt.wikipedia.org/wiki/Opera%C3%A7%C3%A3o_Prato

Tecmundo: Michio Kaku - porque ele é considerado o maior físico teórico do mundo

Câmara dos Deputados: Projeto de Lei (Nº 5.141/2009) https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=432496




Ufologia Objetiva: Kenneth Arnold http://www.ufologiaobjetiva.com.br/kenneth-arnold/

Canaltech: Saiba por que 24 de junho é o Dia Mundial do Disco Voador https://canaltech.com.br/curiosidades/saiba-por-que-24-de-junho-e-o-dia-mundial-do-disco-voador-43963/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: para comentar neste blog é necessário seguir algumas regras básicas:

- Não fazer ofensa de cunho pessoal

- Não fazer comentário baseado em politicagem

- Não fazer ofensas de cunho preconceito: racismo, homofobia, intolerância religiosa etc.

Seu comentário será publico no momento da postagem, mas passará por uma avaliação posterior.